domingo, 3 de junho de 2012


Hoje decidi fazer uma escrita livre do tema "Luxo" pro blog. Na verdade, venho refletindo bastante sobre este setor e o que nos leva a ter comportamentos iguais e nos acharmos tão diferentes? O que é luxo para si, pode ser diferente do meu conceito. Bom, há quem considere que luxo é comprar produtos com altíssimo padrão de qualidade e com um maravilhoso acabamento onde o preço será delegado de acordo com o segmento (justo!), há quem diga que luxo seria morar em Paris (justo!), ou há também quem argumente que luxo é ter um tempo livre com a família (justíssimo") e há simplesmente aqueles que recriminam os que gostam de gastar (justo!).

Então...depois das opiniões serem respeitadas, vamos agora para o que interessa! o luxo na verdade existe desde muito antes de termos a noção deste conceito. Temos vários exemplos da época antiga, quando as civilizações faziam oferendas aos deuses e que estas eram obrigadas a oferecer o melhor presente elaborado ou encontrado pelas tribos, ou até mesmo quando uma civilização buscava acessórios em outras tribos pois era mais bonito, mais elaborado...melhor.


Posteriori a esta fase, temos as etapas de ponderações e limitações. Onde por razões de catástrofes econômicas, financeiras e humanas as pessoas reduziam o consumo dos produtos de luxo...que é o exemplo do 11 de Setembro, onde as vendas de produtos de luxos diminuíram ou outro exemplo, o impacto na moda das coleções-estações, como podemos observar no filme o "O diabo veste prada" onde a personagem Miranda se irrita com a secretária quando ela debocha das cores dos cintos que aparentemente são as mesmas.


Com relação a esta proposição, eu acredito que somos levados pela moda, mas que atualmente já possuímos uma "liberdade" de expressão na moda bastante significativa, do ponto de vista que antes não tínhamos tantas opções quanto as que somos oferecidos pelas marcas hoje. Somos a todo tempo bombardeado com novas tendências, mas que se a pessoa tem um estilo próprio ela encontra seus produtos sem precisar muito esforço.


O que acontece no mercado de luxo é que ele está em grande expansão cada vez mais e se por um lado tem uma conotação da "crise financeira" por outro lado tem a característica mais nítida do capitalismo, onde o rico fica cada vez mais rico e por isso, tem tanto poder de compra no mercado. Mas falando um pouco mais sobre comportamento de consumo, eu me peguei de surpresa ontem com as minhas queridíssimas amigas tendo o mesmo comportamento pelo qual escrevo e busco entender melhor na minha tese de Mestrado. Então por isto resolvi também compartilhar...fomos nos arrumar para sair e uma amiga pergunta: "Anne, você hoje sai de salto ou de sapatilha?"eu respondi, sapatilha...a minha outra amiga manda-me mensagem e pergunta o mesmo: "salto ou sapatilha" e eu respondo, eu vou com sapatilha. No final, estávamos nós três com o mesmo estilo de sapato, por coincidência hoje pela manhã vejo um grupo composto por cinco meninas passeando pela rua e quando observo melhor, o que vejo? cinco meninas calçando tênis e todos no mesmo estilo branco. Portanto, O que define o nosso comportamento, ou o que achamos que os define, são os momentos que estamos vivendo agora e a pergunta que fica aqui é...somos nós que definimos a moda ou é a moda que nós define?


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