Na continuação dos estudos sobre marcas de luxo,
me deparei esta semana com o caso da Calvin Klein (CK one). Como todos nós já
sabemos a CK é uma referência de moda e perfume. O que provavelmente nem todos
nós sabíamos é que a marca está lançando a nova linha de maquilhagem e o mais
interessante...esta será a terceira tentativa!
A linha possui mais de 100 produtos com as cores
das novas tendências e pretende assumir-se no mercado pela diferenciação,
inovação (o que é bem transmitido através da publicidade) e preços acessíveis
para conquistar diferentes públicos (transparente no design dos produtos).
Apesar das cores da CK serem preto e branco, penso que poderiam ter investido
em uma linha de embalagens toda preta e somente as iniciais brancas, ficaria
muito mais chique, não? Na verdade a CK com produtos de maquiagem não me seduz,
não me convence...provavelmente se lançassem uma linha de shampoos eu ficaria
muito mais tentada a comprar do que a maquilhagem. (desejos implícitos em cada
consumidor)
Enfim...A Espanha foi o primeiro país a receber
as novidades e agora é a vez de Portugal, Austrália e França. Apesar das
campanhas terem muita inovação e um toque de ousadia, investir em uma terceira
tentativa do mesmo segmento que antes não teve resposta é um caminho tortuoso a
enfrentar. Digamos assim…terão muito trabalho para se fixar no mercado como
referência a frente de grandes marcas concorrentes como a MAC, por exemplo. Contudo
como uma marca global desde 1994, acredito que esta nova campanha impulsionará
os consumidores (principalmente a classe média brasileira, que possui cada vez
mais poder de compra em mercados de luxo) a adquirirem os produtos que antes eram
mais por um sentimento de status e
desejo despertado pela marca da CK – onde antes esta aquisição era feita por
pessoas de alto poder aquisitivo- do que pelo impulso da compra por si própria.
Esta iniciativa trará uma maior aproximação com o
cliente. O que todas as marcas hoje procuram é provocar sentimentos e sensações
nos consumidores com intuito de deixarem uma lembrança maravilhosamente
inesquecível como as marcas de luxo conseguem fazer tão bem. Para isto, existe
hoje uma nova linha de estudo chamada Marketing 3.0, o mais recente livro do
Philip Kotler que traduz estes sentimentos inesquecíveis de maneira tão eficaz.
O desafio agora é: investir nos produtos CK e testar se a qualidade está
seguindo os passos do preço.
Sem comentários:
Enviar um comentário