quarta-feira, 25 de abril de 2012

Calvin Klein - CK one Makeup


Na continuação dos estudos sobre marcas de luxo, me deparei esta semana com o caso da Calvin Klein (CK one). Como todos nós já sabemos a CK é uma referência de moda e perfume. O que provavelmente nem todos nós sabíamos é que a marca está lançando a nova linha de maquilhagem e o mais interessante...esta será a terceira tentativa!
 
A linha possui mais de 100 produtos com as cores das novas tendências e pretende assumir-se no mercado pela diferenciação, inovação (o que é bem transmitido através da publicidade) e preços acessíveis para conquistar diferentes públicos (transparente no design dos produtos). Apesar das cores da CK serem preto e branco, penso que poderiam ter investido em uma linha de embalagens toda preta e somente as iniciais brancas, ficaria muito mais chique, não? Na verdade a CK com produtos de maquiagem não me seduz, não me convence...provavelmente se lançassem uma linha de shampoos eu ficaria muito mais tentada a comprar do que a maquilhagem. (desejos implícitos em cada consumidor)


Enfim...A Espanha foi o primeiro país a receber as novidades e agora é a vez de Portugal, Austrália e França. Apesar das campanhas terem muita inovação e um toque de ousadia, investir em uma terceira tentativa do mesmo segmento que antes não teve resposta é um caminho tortuoso a enfrentar. Digamos assim…terão muito trabalho para se fixar no mercado como referência a frente de grandes marcas concorrentes como a MAC, por exemplo. Contudo como uma marca global desde 1994, acredito que esta nova campanha impulsionará os consumidores (principalmente a classe média brasileira, que possui cada vez mais poder de compra em mercados de luxo) a adquirirem os produtos que antes eram mais por um sentimento de status e desejo despertado pela marca da CK – onde antes esta aquisição era feita por pessoas de alto poder aquisitivo- do que pelo impulso da compra por si própria.
 
Esta iniciativa trará uma maior aproximação com o cliente. O que todas as marcas hoje procuram é provocar sentimentos e sensações nos consumidores com intuito de deixarem uma lembrança maravilhosamente inesquecível como as marcas de luxo conseguem fazer tão bem. Para isto, existe hoje uma nova linha de estudo chamada Marketing 3.0, o mais recente livro do Philip Kotler que traduz estes sentimentos inesquecíveis de maneira tão eficaz. O desafio agora é: investir nos produtos CK e testar se a qualidade está seguindo os passos do preço.



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