quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Louis Vuitton € Marc Jacobs




    A Louis Vuitton (fundada em 1854) é uma das principais empresas da holding LVMH sediada em Paris, França, onde ganhou destaque quando inovou com um padrão de desenho diferente comparado ao que havia na época. Bernard ARNAULT o presidente do grupo LVMH, um dos homens mais ricos da França também detém posse da empresa de champagnes Veuve Clicquot Ponsardin, em fusão com Moët Hennessy fundando assim o grupo LVMH - Moët Hennessy Louis Vuitton SA.

A relação entre Marc Jacobs e a grande Louis Vuitton não é algo recente (como muitos já sabem), Marc ocupa o cargo de diretor artístico desde aproximadamente 1997 e está sempre rodeado de famosos com muito glamour (o que impressiona ainda mais os admiradores da marca e promove aqueles que não tem recursos para comprar produtos originais, o desejo e a vontade de imitar). Quando a Louis Vuitton abre uma nova loja, sempre existe uma euforia no ar, as pessoas ficam excitadas, eufóricas e nestes eventos fantásticos que são promovidos com a presença contínua de VIP´s, o cliente da LV sempre respira um ar de intangibilidade. 

O desfile da nova coleção primavera-verão 2013 pode ser conferido no http://www.youtube.com/watch?v=QXfSxom1htU . A primeira impressão que eu tive foi que estava entrando no cenário de "Alice no país das maravilhas". As escadas rolantes com as roupas quadriculadas em dois tons proporcionaram um estilo moderno ao ambiente. A inovação do estilo do desfile (que tem como tema dualidade), promove a caminhada das modelos pela passarela em pares (algo diferente e agradável de se assistir) com excesso da música. 

As cores amarelo e branco foram as primeiras a abrirem o desfile e os tons também foram usados como passarela, posteriormente tons mais neutros como, preto e branco (cores da tendência) proporcionaram (em minha opinião) um desfile elegante mas monótono. "O desfile no Palais Royal contou com uma cenografia meticulosamente arquitetada pelo artista Daniel Buren (qual Marc Jacobs já deixou explícita sua admiração), que se inspirou em sua obra “Le Deux Plateux”. A coleção desenhada por Marc Jacobs, quis mostrar uma primavera mais matemática e precisa, bem diferente do romantismo e sutileza criado para a coleção de spring/summer 2012." Fonte: 50emais.com.br  A grande inspiração do tema tem como referência, dois dos grandes ícones franceses dos anos 60 (Jane Birkin e François Hardy), que apesar de viverem na mesma época os dois se vestiam de forma oposta - ele sempre bem coberto e ela sempre com o corpo a mostra.

O opiniões a parte, devemos reconhecer as cifras e mais cifras de valor agregado na fusão de LV e Marc Jacobs. Neste caso, além do valor agregado do estilista a marca esta fusão trouxe a ambos uma parceria que está dando muito certo. Atualmente, estamos inseridos numa era do Marketing onde as palavras: desejo, inovação, sensações, momentos inesquecíveis são as motivações mais forte para compras. As empresas de luxo buscam não somente perpetuar aquele momento tão agradável, mas definitivamente imortalizar na memória de cada um cliente. A divulgação gratuita entre amigos, família e mais próximos finalizará em compras e mais compras. Os cinco sentidos estão diretamente relacionados com a nossa capacidade de assimilar as informações e a imitação de comportamento está também ligados a este sujeito. O que mais me surpreende é que a marca cresce cada dia mais e as mulheres mais do que os homens (exceto os homens chineses heheh) desejam cada dia mais um acessório da marca.

    Seguindo esta linha de pensamento, deixo após a leitura deste texto algumas reflexões que faz disto sujeito da minha pesquisa. Quais motivações, impulsos, necessidades temos de possuir produtos de luxo? Quais as sensações que eles nos proporcionam? Porque devemos nos sentir inseridos no meio social que almejamos com estes produtos? Estas emoções evocadas se perpetuam? Confiram também o que na minha opinião, foi um desfile inteligente, provocante no sentido de evocar sensações da LV. Outono-Inverno 2012/2013 - http://www.youtube.com/watch?v=pknKXP1SUiE&feature=related. Lindo, inovador, especial…uma máquina do tempo que mostra todo o bom gosto e poder de uma grife que pode e influencia a moda em todo mundo.


Referências:

1- http://www.youtube.com/watch?v=IVSoQL5kFe4 (Documentário - lingua: italiano)
2- Magasin Le monde (Artigos - Língua: Francês)
3- http://www.luisvuitton.fr
4- http://www.youtube.com/watch?v=QXfSxom1htU
5- http://www.50emais.co.br

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